Exótico...
Segundo o dicionário, a palavra exótico é sinônimo de esquisito, excêntrico ou extravagante.
Beleza exótica pode ser considerada aquela beleza que não se encaixa em padrões sociais, alguém tido como esquisito, excêntrico ou extravagante. Alguém incomum. Diferente.
Sim, foi assim que iniciei minha carreira de modelo em São Paulo, sendo chamada de exótica, beleza exótica para ser mais fiel.
Enquanto vivia em São Paulo, do alto dos meus 25 anos de idade, achava aquele termo um tanto pejorativo, mas era o que me definia como modelo, ou pelo menos era um aspecto que me definia para aqueles que eram do ramo de moda e beleza.
Atualmente, com meus 33 anos de idade acredito que as coisas se tornam pejorativas quando deixamos que elas se tornem pejorativas para nós, não necessariamente porque alguém deseja me tratar de uma forma não muito amistosa ou respeitosa que eu preciso me incomodar com isso. Simplesmente perde o sentido quando eu olho de outra perspectiva.
Belezas são subjetivas e plurais. Exótico foi mais uma invenção humana para definir algo incomum. O incomum também pode ser belo se nossos olhos acharem que assim o são.
Talvez a grande dificuldade que tenhamos não é como nos definem, mas como nos vemos. Oras, se alguém diz que sou muito branca, tenho dois caminhos a fazer, um deles é ficar aborrecida com a pessoa com o fato de que realmente sou muito branca ou simplesmente aceitar que sou muito branca e não me importar com este fato.
No entanto, às vezes as palavras machucam mais do que deveriam devido a entonação que está sendo utilizada, muitas vezes carregada de preconceitos e malícia. Quanto a isso também não podemos fazer nada, além de entender que de fato o problema é do outro e não nosso. Ele precisa se resolver com suas ignorâncias e maldades.
No mais, o termo beleza exótica poderia ter sido algo difícil de digerir ou um incômodo, porém se tornou uma excelente recordação de que o que me define não são palavras, nem rótulos e muito menos a observação do outro sobre mim. O que me define de fato sou eu quando contemplo quem de fato sou, como me expresso, como vivencio todos os meus conhecimentos adquiridos ao longo da minha vida. Eu sou quem sou, embora caminho para ser outra a cada novo dia.
Obrigada pela visita!
Parabéns, que muitos posts possam surgir daqui para frente!
ResponderExcluirObrigada, da sua parte tb! 😅💪🏻
ExcluirCongratulations
ResponderExcluirThank you!❤️
ExcluirExcelente abordagem sobre o tema 👏👏👏 já estou ansiosa para proxima postagem.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário e espero que as próximas postagens também te agradem. ❤️
Excluir